quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O que é Wushu?

Wushu (武術 ou 武术; pinyin: wǔshù) é um termo chinês que literalmente significa arte da guerra. Este é o termo correto para o que no ocidente se passou a chamar errôneamente de kung fu. Na China o termo Kuo Shu, que significa arte nacional, também é usado, na acepção de arte marcial.

Existem catalogados na China centenas de estilos de arte marcial, e estes classificam-se em duas escolas: Waijia ou escola externa, e Neijia ou escola interna. Na primeira se inclui a maior parte dos estilos de wushu, alguns originários do templo de Shaolin (ou outros templos, como Emeishan, Fukien, Huanshan, para citar os mais famosos). Já a segunda se tornou mais famosa a partir do templo do Monte Wudang, centro que enfatizava estilos tradicionais, alguns muito famosos no Ocidente, como o Pa Kua Chang (Baguazhang), Hsing-I Chuan (Xingyiquan) e o Tai Chi Chuan (Taijiquan); entretanto, algumas modalidades da escola interna, como o I-Chuan, o Hsing-I e o Pakua, não tiveram origem em templos.

Uma reformulação moderna com um intuito esportivo é o Wushu Olímpico (ou Wushu Moderno), que consiste na criação de Taolus (seriam os equivalentes dos Katas para o Karate) desenvolvidos com as principais técnicas dos estilos do norte e do sul da China e suas armas, exigindo principalmente a execução correta dos movimentos marciais. O termo "olímpico" se relaciona ao fato dele ser cogitado como novo esporte olímpico em futuras edições do evento. Jet Li, ator chinês, foi um grande disseminador do esporte pelo mundo e realizou a primeira demonstração do esporte dentro da Casa Branca (Estados Unidos).
(fonte: Wikipedia)

Sua característica esportiva pode ser dividida em três grandes grupos: Sanshou (combate corpo a corpo, com chutes, socos e arremessos), Taijiquan (estilo interno, que visa o controle da energia do corpo pela movimentação marcial) e Taolu (simulação de um combate, com movimentos marciais e saltos acrobáticos).

O Wushu possui federações nacionais e estaduais em diversos países do mundo, assim como campeonatos estaduais, nacionais, continentais e mundiais.

Por se tratar de um esporte de alto rendimento, o Wushu possui centros de estudos localizados em diversas universidades federais chinesas, bem como um grande número de atletas espalhados por todo o mundo.

Wushu No Brasil

Paula Amidani - DFNo Brasil, o Wushu ainda não é tão largamente conhecido, porém possuímos atletas vitoriosos mundialmente, como Paula Amidani (Taolu - Distrito Federal), Uelber Arapa (Sanshou- Distrito Federal), João Ferreira (Taolu - Rio de Janeiro) entre muitos outros que, apesar de tantas vitórias, ainda lutam pelo reconhecimento nacional.

Nenhum comentário: