segunda-feira, 11 de maio de 2009

Wushu = Dança?

Vejo que muitos dos praticantes de Wushu praticaram algum outro esporte ou arte marcial antes. É divertido perceber traços dessas artes nas movimentações deles, inclusive. Lá na EWB tem pessoas que vieram de Tae Kwon Do, Aikido, Karate, Judo, etc.

A verdade é que isso é muito bom, pois essas pessoas já vem com conhecimento de base e técnicas de luta. Elas sabem socar e chutar eficientemente, manter bases firmes, agarrar, jogar, cair. E tem ao menso alguns reflexos de defesa pessoal desenvolvidos. Certo. Muito massa.

Eu não estou longe da situação, pratiquei esgrima por quase 8 anos antes de entrar pro Wushu. Reflexos - sim! Flexibilidade - sim! Defesa pessoal, socos, chutes? Não.

Quando as aulas de sanshou ficaram mais raras e as aulas de taolu ganharam prioridade, senti que para mim e alguns outros, wushu se tornou uma dança ou ginástica ritmica. O movimento tem que ser ritmado, correto, alinhado, mas de uma certa forma perdeu a marcialidade.

Senti que isso é um problema. Então como resolver?

Treino extra com saco de areia
.

Bater de verdade ensina muito mais do que só posicionar corretamente. Aí também aproveito pra aprender alguma coisa de defesa pessoal, rolamento, e desenvolver outros reflexos.

Nenhum comentário: